top of page

Por que a sala do diretor de RH deve ficar ao lado da sala do CEO.

  • Foto do escritor: Gabriel Costa
    Gabriel Costa
  • 17 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

É comum hoje em dia, textos bonitos de empresas falando que tem o foco no cliente. Porém muitas vezes isso não corresponde com a visão do próprio cliente. O fato é que, para a empresa passar uma mensagem dos seus diretores e fazê-la chegar na linha de frente , é necessário percorrer um longo caminho.

Quando a diretoria de uma empresa monta um novo plano para ser aplicado nas extremidades da cadeia hierárquica, se esquece que ali na ponta estão pessoas ; essas pessoas tem dúvidas, vontades, pensamentos  e opiniões. Seria possível impor essas diretrizes? Sim, porém é justamente isso que gera atrito dentro da empresa, e aqueles que tem o contato direto com o cliente podem expressar seu descontentamento, virando (muitas vezes sem perceber) um detrator da própria empresa.

Mas o que isso tem a ver com o local aonde fica a diretoria de RH? Tudo! Um CEO deve manter o controle da companhia, assim como um maestro rege uma orquestra. O fator financeiro é importante? Sim, por isso, normalmente as salas dos CEOs e CFOs são uma ao lado da outra. No entanto, a empresa é constituída por pessoas, e o fator humano é fundamental. O RH deve estar ciente de todo e qualquer projeto muito antes de serem ou não aprovados; com isso é possível ter mais tempo para a seleção de pessoas capacitadas, ou mais tempo para treinar talentos já existentes. Contratando as pessoas certas, e não pessoas que servem para o trabalho, sobe o nível de confiança para empoderar os colaboradores e dar a eles maiores responsabilidades. Isso gera um orgulho maior, fazendo com que essa pessoa sinta-se parte do time, criando aí um funcionário que não será mais um detrator, mas sim um promotor da empresa. Funcionários assim tem maior liberdade para resolução de problemas.  Um grande exemplo disso é a empresa norte americana Nordstrom.

A Nordstrom está há muito tempo na lista da revista "Fortune" entre as 100 melhores empresas para trabalhar. Além disso é uma das lojas de departamento com o maior nível de "customer loyalty", famosa por sua excelência no atendimento ao cliente. O mais interessante é que os seus funcionários não recebem treinamento. O departamento de RH da Nordstrom é tão importante quanto os departamentos financeiros, e anda lado a lado com a diretoria executiva da empresa.

Fazendo parte de todas as decisões da diretoria e tendo um ótimo planejamento, o RH contrata somente pessoas exatas para o cargo em aberto, e os funcionários mais velhos ensinam os fatores técnicos, como por exemplo operar o sistema; porém as atitudes, as tomadas de decisões e os valores, "já vem" com as pessoas selecionadas.

Por fim, é interessante rever se a estrutura do RH da sua empresa está sendo eficientemente aproveitada . Muitas empresas que tem o foco no cliente partilham da mesma máxima que é : "contrate atitudes e treine habilidades". Só com esse pensamento já é possível melhorar o nível de atendimento e , consequentemente, o  serviço prestado.

 
 
 

Comentários


Contato: contato@excellere.adm.br / Tel: +55 11 956085353

 - Excellere est.2016 -     

*Todas as referências a Walt Disney Company e suas afiliadas são somente para fins educacionais, não possuindo nenhuma relação comercial com a mesma.  

bottom of page